quinta-feira, 14 de abril de 2011

BAIANA SYSTEM , ORGÂNICA E ELETRÔNICA





   Baiana System é um projeto musical que tem o objetivo de divulgar e explorar novas possibilidades sonoras da guitarra baiana. Idealizado por Robertinho Barreto, guitarrista da banda Lampirônicos e  que utiliza há algum tempo o  instrumento, tanto na banda como em outros trabalhos, o Baiana System não tem um formato definido, podendo assumir variadas formações. A idéia principal é que a guitarra baiana interaja num formato de  “Live P. A.” com um DJ que assuma as bases sampleadas e/ou tocadas, fazendo inserções de sons e efeitos.           A formação pode ser completada por baixo, percussão ou outros instrumentos, a depender da intenção, onde essas combinações passeiam por temas com liberdade de improvisos e se utilizam de recursos como camadas, efeitos e loops, numa concepção que também se inspira na liberdade e psicodelia do Dub. 
   Essa tendência de valorização dos ritmos afro vem crescendo na música independente, desde o revival do afrobeat renovado pelas guitarras do Vampire Weekend, até chegar em terras brasileiras com o som de bandas como Holger.
  A banda também conta com o aparato visual produzido por Filipe Cartaxo  (Barreto), que constrói ícones pautados na cultura popular, que acompanham a banda nos materiais gráficos e na projeção dos shows. No comando da guitarra de Robertinho Barreto, o Baiana System desenrola uma nova oportunidade de mistura para a cultura baiana, que mais do que qualquer outra, sabe bem como se misturar.






DOWNLOAD DO CD CLICK AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário