segunda-feira, 11 de abril de 2011

VIDA DE UNIVERSITÁRIO - parte II

A BEBIDA SAGRADA


Há cerca de 10 mil anos, o homem antigo descobriu, por acaso, o processo de fermentação, no que surgiram, em pequena escala, as primeiras bebidas alcoólicas. Mais tarde, a cerveja era produzida inicialmente pelos padeiros, devido a natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída grosseiramente, moldada em bolos aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados fermentar.
Há evidências de que a prática da cervejaria originou-se na região da Mesopotâmia onde a cevada cresce em estado selvagem. 

Os primeiros registros de fabricação de cerveja têm aproximadamente 6 mil anos e remetem aos Sumérios, povo mesopotâmico. A primeira cerveja produzida foi, provavelmente, um acidente. Documentos históricos mostram que em 2100 a.C. os sumérios alegravam-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais. Na Suméria, cerca de 40% da produção dos cereais destinavam-se às cervejarias chamadas "casas de cerveja", mantida por mulheres. Os egípcios logo aprenderam a arte de fabricar cerveja e carregaram a tradição no milênio seguinte, agregando o líquido à sua dieta diária.

A cerveja produzida naquela época era bem diferente da de hoje em dia. Era escura, forte e muitas vezes substituía a água, sujeita a todos os tipos de contaminação, causando diversas doenças à população. Mas a base do produto, a cevada fermentada, era a mesma.

E foi aí que a bebida definitivamente ganhou seu nome latino pelo qual conhecemos hoje. Os gauleses denominavam essa bebida de cevada fermentada de “cerevisia” ou “cervisia” em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade.

Com a posterior invenção de instrumentos científicos (termômetros e outros), bem como o aperfeiçoamento de novas técnicas de produção, o que bebemos hoje é uma agregação de todas as descobertas que possibilitaram o aprimoramento deste nobre líquido.

Este líquido dourado brilhante e espumante no qual fascina e embrega a humanidade a milênios detém forte influência  sob a vida dos Universitários. Nas baladas, comemorações, bares, butecos, finais de provas, desilusões amorosas, iniciativas amorosas, lá está ela a cerveja como figura principal na  vida acadêmica.

Quem nunca ouviu a célebre frase: "depois da aula a gente vai tomar uma cerveja!" ou algo parecido ?

Ela é tão idolatrada e seu fascínio é tão grande que detentos de Ji-paraná-Rondônia, decidiram fabricar no presídio a própria cerveja com restos de arroz, os policiais encontraram 90 litros da cerveja pronta para o consumo, incrível né? fica aí a sugestão galera universitária guarde seu arroz mofado que vou ensinar como produzir sua própria cerveja.

Não esqueça, se beber não dirija. 
Seja responsável com ou sem álcool educação é um ato cívico.

   


LINK DO LIVRO A Igreja do Diabo - Machado de Assis
                              DOWNLOAD AQUI