domingo, 3 de abril de 2011

BACILOS URBANOS





Roem as unhas
Param no trânsito
Cospem nas calçadas
E aquela pomba sem uma das asas ?
Andam ofegantes
Sexo sexo sexo
Libido amor tristeza
Seres sem clareza
Vermelha ideologia bonita
Sons dissonantes rosnam
Não são animais ...
Chek chek chek
As próprias roupas se comem
Deixe-me saboreá-las
Ó carne flambada  no Sol
Mais um jogador que não joga
Vamos jogue-se daí , a vida
Não vale a pena , vale ?
Anormais imperfeitos
Deus deve ser feio
O homem criou a máquina
A máquina quer dominar o homem
E Deus ?
Ah ! este você compra em qualquer esquina . 


EDNILSON CLAYTON ROGERIO

CAFÉ x DENGUE



Café, a nova arma contra o mosquito da dengue. ah! vocês sabem porque isso não é divulgado né?
As prefeituras arrecadam todos os anos uma polpuda verba extra por conta do mosquito.
Verão e dengue andam juntos .Uma cientista paulista, durante a pesquisa, descobriu que a borra de café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes aegypti. O processo é extremamente simples: o mosquito pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias, e a borra de café, que é produzida todos os dias em praticamente todas as casas tem custo zero. O único trabalho é o de colocá-la nas plantas, inclusive sendo jogada sobre o solo do jardim e quintal.
A solução com o pó pode ser feita com duas colheres de sopa de borra de café para cada meio copo de água, o que facilita o uso pela população de baixa renda e pode ser aplicada em pratos que ficam sob vasos com plantas, dentro de bromélias e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas. A borra de café passa a ser usada, também, como um adubo ecologicamente correto.
O mosquito se desenvolve na água dos ralos e de outros recipientes com água parada (pneus, garrafas, latas, caixas d’água etc.). Vale lembrar que, quem for picado pelo mosquito deve tomar muita sopa de inhame. Além de ser deliciosa, ainda ajuda a aumentar as plaquetas que vão se reduzindo com a dengue.


O inhame é um rizoma rico em carboidratos sendo uma excelente fonte energética. Também é rico em vitaminas do complexo B e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. É uma hortaliça de fácil digestibilidade. Originou-se na Ásia, espalhou-se para a América através da África e vem sendo cultivado há mais de 2400 anos na Índia e há mais de 2000 anos no Egito. Pertence à família Aracea, assim como o cará e a taioba.
 " Faz do seu alimento seu medicamento " (Hipócrates)

Fiz um apanhado de tudo que tenho lido sobre as propriedades do inhame, e vou passar para vocês:

Além de alimento, o inhame tem sido muito usado na cura de diversas doenças, entre elas o reumatismo, artrite, ácido úrico, inflamações, todas as infecções (furúnculo, quistos sebáceos, espinhas, unha encravada, hemorróida, sinusite, apendicite), viroses e micoses. Tem poder desintoxicante e depurativo, existem casos de mulheres usando o inhame até para tratar dos males da T.P.M., onde ele alivia os sintomas e regula o fluxo menstrual. Foi usado até para tratar sífilis.

Nos protege também de doenças transmitidas por mosquitos como a malária, dengue e febre amarela.

Contém fósforo, ferro, cálcio, vitaminas B1 e B5, ah, e é um tubérculo, não raiz como muitos imaginam
.


AS MÃOS QUE CUIDAM



Aos cuidados de alguém bem próximo


É fato que no Brasil o grande número de acamados por doenças degenerativas, diabetes e hipertensão arterial que possuem grande chance de desenvolverem ulceras de pressão representam um grande problema para saúde pública alem de gerar um alto custo, pois o SUS sucatado e sobrecarregado não consegue dar suporte e cuidados necessários à estes pacientes.  
Diante deste contexto, a figura do cuidador é peça chave para amortização desta problemática , eles normalmente são pessoas próximas ( filhos, conjugues e amigos) do paciente que se dispões  a cuidar das feridas,  nem sempre recebem suporte técnico do sistema de saúde .
Mas quando há orientação técnica  ao cuidador,    podemos notar melhoras drásticas no quadro dos pacientes, já que  os cuidadores  possuem normalmente um vínculo com o paciente , e a confiança dos pacientes para com o cuidadores aumenta, surtindo um efeito mais positivo do que um tratamento convencional hospitalar.
Neste contexto de cuidadores qualificados pode-se notar  melhora nas úlceras de pressão e na qualidade de vida destes pacientes.
É sabido que estas mãos que cuidam, mesmo sem uma qualificação acadêmica, curam.
O afeto, afinidade, atenção , que eles tem com os pacientes são essenciais para a melhora do quadro clínico , em contra ponto temos a fé dos pacientes naquelas mãos tão familiares que podem curar , quanto maior o vínculo do paciente – cuidador maior a facilidade à regressão das úlceras , levando em conta que os cuidadores tenham as devidas orientações e cuidado .