domingo, 3 de abril de 2011

AS MÃOS QUE CUIDAM



Aos cuidados de alguém bem próximo


É fato que no Brasil o grande número de acamados por doenças degenerativas, diabetes e hipertensão arterial que possuem grande chance de desenvolverem ulceras de pressão representam um grande problema para saúde pública alem de gerar um alto custo, pois o SUS sucatado e sobrecarregado não consegue dar suporte e cuidados necessários à estes pacientes.  
Diante deste contexto, a figura do cuidador é peça chave para amortização desta problemática , eles normalmente são pessoas próximas ( filhos, conjugues e amigos) do paciente que se dispões  a cuidar das feridas,  nem sempre recebem suporte técnico do sistema de saúde .
Mas quando há orientação técnica  ao cuidador,    podemos notar melhoras drásticas no quadro dos pacientes, já que  os cuidadores  possuem normalmente um vínculo com o paciente , e a confiança dos pacientes para com o cuidadores aumenta, surtindo um efeito mais positivo do que um tratamento convencional hospitalar.
Neste contexto de cuidadores qualificados pode-se notar  melhora nas úlceras de pressão e na qualidade de vida destes pacientes.
É sabido que estas mãos que cuidam, mesmo sem uma qualificação acadêmica, curam.
O afeto, afinidade, atenção , que eles tem com os pacientes são essenciais para a melhora do quadro clínico , em contra ponto temos a fé dos pacientes naquelas mãos tão familiares que podem curar , quanto maior o vínculo do paciente – cuidador maior a facilidade à regressão das úlceras , levando em conta que os cuidadores tenham as devidas orientações e cuidado .

Nenhum comentário:

Postar um comentário