quarta-feira, 30 de março de 2011

VIDA DE UNIVERSITÁRIO


É assim que a maioria das pessoas se lembra dos tempos de universidade: festas, amizades, histórias divertidas, muitas lembranças… Mas, além da diversão, vida de universitário também é sinônimo de ralação, primeiro emprego, estágios, muita correria…Vamos entrando, fique a vontade e não repare na bagunça. Um dos itens mais importantes na vida de um universitário é o CAFÉ.

A pergunta que deixo em aberto aqui é qual a bebida mais consumida diariamente entre eles? Quem pensou na cerveja está completamente equivocado, pois para agüentar o tranco da Universidade com o montante de trabalhos e pesquisas os alunos tem que enfrentar noites em claro e nada mais nada menos e o velho e companheiro café.

Sim ele é nossa bebida mais consumida, seja para curar a ressaca da balada, ou pra passar noites a fio estudando, contudo o universitário que trabalha o dia inteiro e estuda à noite , busca no café o ânimo em dias de exaustão.

Consideremos também que o Brasil é um pólo produtor de café no qual está enraizado no costume populacional o consumo da bebida.

Muitas vezes ele aparece como vilão nas vidas de muitas pessoas, com mitos que é maléfico a saúde, mas vai aqui alguns motivos para o consumo da bebida deixar de ser hábito de maléfico e partir para a benevolência:

A comunidade médico-científica já considera a planta como funcional (previne doenças mantendo a saúde) ou mesmo nutracêutica (nutricional e farmacêutico). Isso porque o café não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. na composição do café é encontrada, além da cafeína ( 1% ) e em maior quantidade os ácidos clorogênicos ( 6-8 % ) , os quais durante torra dos grãos de café, formam os quinídeos, substâncias químicas que atuam de forma benéfica sobre o cérebro. 

Convém notar que a cafeína é uma xantina estimulante do SNC ( Sistema Nervoso Central ), melhorando a concentração, a memória, o  aprendizado, atuando também sobre o centro de vigília, tornando o indivíduo mais atento e desperto, combatendo a apatia e a depressão. Além disso, a cafeína tem efeito estimulante cardiovascular e respiratório, também ação diurética e ação benéfica nas cefaléias.

Recomenda para o adulto em 6 a 8 xícaras médias de café por dia (ou 3 a 4 xícaras grandes) e para as crianças de 3 a 4, a fim de saturar os neurônios com a própria cafeína e também com os quinídeos ( ou  lactonas ).

O consumo diário e moderado de café diminui a incidência de depressão e suas conseqüências, como o suicídio, alcoolismo , cirrose e mesmo consumo de drogas ilegais.

Sem falar da aproximação social que ele nos leva para apreciar seu ocre paladar em reunião de amigos.

Em miúdos, se o café faz o estreitamento entre as pessoas e cura de alguns "malefícios" causados pela universidade deveria ser a bebida sacra dos universitários. 





LINK DOWNLOAD DO LIVRO: ILUMINURAS - ARTHUR RIMBAUD
                                             DOWNLOAD AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário